segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Criador da Web abre Campus Party Brasil 2009

Pela primeira vez em evento oficial no País, o pai da linguagem HTML, do protocolo HTTP e do sistema de localização URL, Timothy Berners-Lee, irá falar sobre liberdade na rede e web 3.0 na edição brasileira do maior evento mundial de Internet, que acontece em São Paulo, entre 19 e 25 de janeiro

A Campus Party Brasil, maior encontro mundial de Internet, tecnologia e cultura digital, consolida sua vocação como grande fórum de discussões sobre o rumo da sociedade em rede e traz para a sua segunda edição o pai da World Wide Web (www), Timothy Berners-Lee. Defensor da liberdade na rede, o inglês será o protagonista da abertura da Campus Party Brasil 2009, que acontece de 19 a 25 de janeiro, em São Paulo (SP), no Centro de Exposições Imigrantes.

Um dos pontos altos do evento, sua participação inclui uma conferência magistral sobre o futuro da Internet e a Web semântica (3.0) no dia 20 de janeiro, às 19 horas, além de presença na abertura oficial, no dia 19.

Ele estará no Brasil no momento em que o País discute a regulamentação da sua política contra crimes eletrônicos, por meio do projeto de lei do senador Eduardo Azeredo, que tramita na Câmara dos Deputados. "É uma ótima oportunidade para a sociedade brasileira ouvir a opinião de uma das maiores expressões da Internet mundial. Da forma como está redigido, o projeto de lei ameaça direitos fundamentais e traz regras que criminalizam o acesso legítimo a conteúdos digitais", diz o diretor-geral da Campus Party Brasil, Marcelo Branco.

Na lista dos 100 gênios vivos do mundo, pelo jornal britânico "The Telegraph", Berners-Lee é o criador de algumas das utilidades mais importantes para o funcionamento da Web. Entre elas, a linguagem de marcação utilizada para produzir páginas, o HTML (HyperText Transfer Protocol), o protocolo de comunicação que transfere dados, o HTTP (HyperText Transfer Protocol), e o sistema de localização de objetos na Web, o URL (Universal Resource Locator).

Em 1990, quando trabalhava na Organização Européia para Investigação Nuclear (CERN, na sigla em francês), o inglês já havia desenvolvido todas as ferramentas necessárias para fazer a Web funcionar: o primeiro navegador, o primeiro servidor e as primeiras páginas.

Atualmente, Berners-Lee lidera o consórcio W3C, que define padrões da rede. Está à frente das discussões sobre Web semântica, extensão da Internet atual que poderá permitir aos computadores e humanos trabalharem em cooperação.

Nenhum comentário: