segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Campus Party Brasil anuncia destaques da sua segunda edição

Com mais ênfase em cultura digital do que nos demais países em que acontece, edição brasileira do evento será de 19 a 25 de janeiro, em São Paulo

A Campus Party, maior encontro de comunidades de Internet do mundo, acontece pela segunda vez no Brasil, de 19 a 25 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo; 6 mil pessoas ficarão uma semana instaladas no evento com acesso à banda individual de Internet mais rápida do mundo (10 Gb) e compartilhando conhecimento em 12 áreas temáticas; Até segunda-feira, 24/11 (56 dias antes do início do encontro), 66% dos ingressos já haviam sido vendidos; O evento isenta da taxa de inscrição os participantes inscritos por meio das caravanas organizadas. Saiba quais já existem e acompanhe as novidades pelo blog oficial do evento: http://www.campus-party.com.br/blogoficial/

O conceito do conhecimento compartilhado reflete o espírito da Campus Party Brasil e ganha novas perspectivas na edição 2009. Em um evento que atrai um público mais disposto a dividir informações do que simplesmente absorvê-las (70% do tráfego de arquivos foram uploads na primeira edição), o encontro representa um novo posicionamento dos brasileiros que já vivem esta nova sociedade em rede.

“O crescimento das redes sociais, blogs e semelhantes mostra que o internauta hoje prefere interagir a ser passivo neste processo. A era dos portais acabou”, diz o diretor-geral da Campus Party Brasil, Marcelo Branco.

Por isso, além do acesso à banda individual de Internet mais rápida do mundo (10Gb), proporcionada pela Telefonica (patrocinador Master do evento) o grande destaque da segunda edição da Campus Party Brasil é o seu conteúdo. Serão centenas de atividades como palestras, debates, workshops e competições divididas em 12 áreas temáticas – Vídeo, Design e Fotografia (novas); Música, Astronomia, Blog, Desenvolvimento, Games, Modding, Robótica, Simulação e Software Livre.

A festa conta ainda com oito ações especiais, que envolvem várias áreas. As cinco da primeira edição – Inclusão Digital, Campus Verde, Campus Móvel, Campus Media e Barcamp – e as estreantes Cibercultura, Grid Computer e Sarau Digital.

Primeiras atrações confirmadas

Além de trazer novamente para o Brasil mais uma ediçãpo do Barcamp, espaço para desconferências -discussões livres em que qualquer um pode levantar um tema para debate - as áreas de conteúdo terão muitas novidades.

A área de Robótica se prepara para levar a cabo uma experiência inédita em todo o mundo: a construção, durante o evento, de um robô totalmente composto por tecnologias livres de software. O projeto deste mecanismo ficará disponível para download e, consequentemente, o protótipo poderá ser criticado, discutido, dissecado, modificado e melhorado pelos “campuseiros”.

Cada módulo deste “robô livre” será independente dos demais e controlado por TCP/IP (Transmission Control Protocol e Internet Protocol) através do sistema operacional Linux. “A gente se permitiu sonhar alto. Ainda não existe uma utilização standart de código aberto na robótica e acreditamos que na Campus Party pode surgir a primeira”, diz Branco.

Outro destaque é a questão da inclusão digital, que agora recebe um novo enfoque. Em 2008, a ação estava voltada a profissionais da área da educação. Já na Campus Party 2009, a atenção será direcionada aos “campuseiros” e visitantes do evento. Para quem nunca viu um computador, haverá o Batismo Digital 1.0, que dá noções básicas sobre o uso de PCs. Para aqueles que já tiveram um primeiro contato com a informática mas não vão muito além dos e-mails e comunicadores instantâneos, será feito o Batismo Digital 2.0, que mostra como a rede pode ser uma ferramenta decisiva na vida pessoal e profissional.

A questão ambiental será sublinhada. Na edição 2009 da campus Party, acontece o 1° Encontro Intergalático de Metareciclagem. Neste espaço, “campuseiros”, profissionais, ativistas e curiosos poderão discutir novas maneiras de desconstruir, reutilizar e dar um novo significado a tudo aquilo que é considerado lixo eletrônico, a partir de descobertas coletivas, do uso de software livre e do compartilhamento de aprendizado.

Paralelamente, o encontro promoverá ações que tratam de todas as políticas públicas sobre o tema, além de abordar questões relativas a cultura, gênero, acessibilidade, empreendedorismo e etnias. A edição 2009 do evento terá cobertura em 12 línguas indígenas através de uma web rádio. A idéia é criar um ambiente especialmente preparado para que empresas e as diversas áreas públicas apresentem seus mais importantes projetos de inclusão digital, além de sensibilizar, envolver e estimular os “campuseiros” a debater o tema.

A Campus Party trabalhará também o conceito de Grid Computer, ou “computação distribuída”, no qual as pessoas emprestam o seu poder de computação (o processamento de seu hardware) para ser utilizado por uma causa coletiva. Por meio dessa rede voluntária e colaborativa, é possível simular a operação de um supercomputador e auxiliar em pesquisas científicas e de interesse público. No evento, será criado um projeto brasileiro em favor de um tema a ser escolhido pelos “campuseiros”. O primeiro projeto de "grid computing" foi criado para auxiliar a NASA a processar dados coletados em seus satélites e estações.

A área de Astronomia vem embalada pelo Ano Internacional da Astronomia pela UNESCO, que comemora os 400 anos das primeiras observações do céu feitas por Galileu Galilei. A programação, bastante eclética, traz desde a exposição de arte Sobre os céus até a proposta de uma criação transversal. Reunindo as divisões de Robótica e Desenvolvimento, além da Astronomia, o projeto consiste na elaboração de um observatório coletivo com livre acesso na Internet.

De um modo geral, a cultura digital também ganha destaques, com quatro áreas temáticas (Vídeo, Design, Fotografia e Música) e duas ações especiais (Cibercultura e Sarau Digital). Os organizadores do evento informam que dentro de alguns dias já estará disponível uma grade de programação completa no site oficial do evento www.campus-party.com.br.

Nenhum comentário: