Com mais ênfase em cultura digital do que nos demais países em que acontece, edição brasileira do evento será de 19 a 25 de janeiro, em São Paulo
A Campus Party, maior encontro de comunidades de Internet do mundo, acontece pela segunda vez no Brasil, de 19 a 25 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo; 6 mil pessoas ficarão uma semana instaladas no evento com acesso à banda individual de Internet mais rápida do mundo (10 Gb) e compartilhando conhecimento em 12 áreas temáticas; Até segunda-feira, 24/11 (56 dias antes do início do encontro), 66% dos ingressos já haviam sido vendidos; O evento isenta da taxa de inscrição os participantes inscritos por meio das caravanas organizadas. Saiba quais já existem e acompanhe as novidades pelo blog oficial do evento: http://www.campus-party.com.br/blogoficial/
O conceito do conhecimento compartilhado reflete o espírito da Campus Party Brasil e ganha novas perspectivas na edição 2009. Em um evento que atrai um público mais disposto a dividir informações do que simplesmente absorvê-las (70% do tráfego de arquivos foram uploads na primeira edição), o encontro representa um novo posicionamento dos brasileiros que já vivem esta nova sociedade em rede.
“O crescimento das redes sociais, blogs e semelhantes mostra que o internauta hoje prefere interagir a ser passivo neste processo. A era dos portais acabou”, diz o diretor-geral da Campus Party Brasil, Marcelo Branco.
Por isso, além do acesso à banda individual de Internet mais rápida do mundo (10Gb), proporcionada pela Telefonica (patrocinador Master do evento) o grande destaque da segunda edição da Campus Party Brasil é o seu conteúdo. Serão centenas de atividades como palestras, debates, workshops e competições divididas em 12 áreas temáticas – Vídeo, Design e Fotografia (novas); Música, Astronomia, Blog, Desenvolvimento, Games, Modding, Robótica, Simulação e Software Livre.
A festa conta ainda com oito ações especiais, que envolvem várias áreas. As cinco da primeira edição – Inclusão Digital, Campus Verde, Campus Móvel, Campus Media e Barcamp – e as estreantes Cibercultura, Grid Computer e Sarau Digital.
Primeiras atrações confirmadas
Além de trazer novamente para o Brasil mais uma ediçãpo do Barcamp, espaço para desconferências -discussões livres em que qualquer um pode levantar um tema para debate - as áreas de conteúdo terão muitas novidades.
A área de Robótica se prepara para levar a cabo uma experiência inédita em todo o mundo: a construção, durante o evento, de um robô totalmente composto por tecnologias livres de software. O projeto deste mecanismo ficará disponível para download e, consequentemente, o protótipo poderá ser criticado, discutido, dissecado, modificado e melhorado pelos “campuseiros”.
Cada módulo deste “robô livre” será independente dos demais e controlado por TCP/IP (Transmission Control Protocol e Internet Protocol) através do sistema operacional Linux. “A gente se permitiu sonhar alto. Ainda não existe uma utilização standart de código aberto na robótica e acreditamos que na Campus Party pode surgir a primeira”, diz Branco.
Outro destaque é a questão da inclusão digital, que agora recebe um novo enfoque. Em 2008, a ação estava voltada a profissionais da área da educação. Já na Campus Party 2009, a atenção será direcionada aos “campuseiros” e visitantes do evento. Para quem nunca viu um computador, haverá o Batismo Digital 1.0, que dá noções básicas sobre o uso de PCs. Para aqueles que já tiveram um primeiro contato com a informática mas não vão muito além dos e-mails e comunicadores instantâneos, será feito o Batismo Digital 2.0, que mostra como a rede pode ser uma ferramenta decisiva na vida pessoal e profissional.
A questão ambiental será sublinhada. Na edição 2009 da campus Party, acontece o 1° Encontro Intergalático de Metareciclagem. Neste espaço, “campuseiros”, profissionais, ativistas e curiosos poderão discutir novas maneiras de desconstruir, reutilizar e dar um novo significado a tudo aquilo que é considerado lixo eletrônico, a partir de descobertas coletivas, do uso de software livre e do compartilhamento de aprendizado.
Paralelamente, o encontro promoverá ações que tratam de todas as políticas públicas sobre o tema, além de abordar questões relativas a cultura, gênero, acessibilidade, empreendedorismo e etnias. A edição 2009 do evento terá cobertura em 12 línguas indígenas através de uma web rádio. A idéia é criar um ambiente especialmente preparado para que empresas e as diversas áreas públicas apresentem seus mais importantes projetos de inclusão digital, além de sensibilizar, envolver e estimular os “campuseiros” a debater o tema.
A Campus Party trabalhará também o conceito de Grid Computer, ou “computação distribuída”, no qual as pessoas emprestam o seu poder de computação (o processamento de seu hardware) para ser utilizado por uma causa coletiva. Por meio dessa rede voluntária e colaborativa, é possível simular a operação de um supercomputador e auxiliar em pesquisas científicas e de interesse público. No evento, será criado um projeto brasileiro em favor de um tema a ser escolhido pelos “campuseiros”. O primeiro projeto de "grid computing" foi criado para auxiliar a NASA a processar dados coletados em seus satélites e estações.
A área de Astronomia vem embalada pelo Ano Internacional da Astronomia pela UNESCO, que comemora os 400 anos das primeiras observações do céu feitas por Galileu Galilei. A programação, bastante eclética, traz desde a exposição de arte Sobre os céus até a proposta de uma criação transversal. Reunindo as divisões de Robótica e Desenvolvimento, além da Astronomia, o projeto consiste na elaboração de um observatório coletivo com livre acesso na Internet.
De um modo geral, a cultura digital também ganha destaques, com quatro áreas temáticas (Vídeo, Design, Fotografia e Música) e duas ações especiais (Cibercultura e Sarau Digital). Os organizadores do evento informam que dentro de alguns dias já estará disponível uma grade de programação completa no site oficial do evento www.campus-party.com.br.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
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